ASSINE
search button

SP: Serra lamenta morte de ex-secretário de Saúde

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - O presidenciável tucano José Serra sentiu profundamente a morte de Luiz Roberto Barradas Barata, ex-secretário estadual de Saúde de São Paulo. "Ele está fazendo muita, muita, mas muita falta. E não só para os amigos, mas para o povo de São Paulo e do Brasil, ele se foi de forma muito prematura", disse Serra, neste domingo durante o velório do amigo.

"Ele não tinha nenhum problema cardíaco, pelo menos até onde os médicos próximos ou mesmo nós sabíamos. Nem ele sabia que tinha. Só não fazia check up há cinco anos. Ele, que conseguia check up para tanta gente, inclusive me acompanhava todas as vezes que eu precisava de um e ficava lá comigo o dia inteiro, não tinha feito para si mesmo", disse um consternado Serra.

Barradas se sentiu mal no fim da tarde deste sábado e pediu que o levassem para o Instituto Dante Pazzanese. Serra contou que ele escolheu esse hospital ao invés do Instituto do Coração, mais próximo de onde o ex-secretário vivia, pelo trabalho que desempenhou no hospital.

Saindo de casa, Barradas desmaiou pela primeira vez, mas logo recobrou a consciência e disse que se sentia bem. No estacionamento do instituto tornou a desmaiar, e teve então a parada cardíaca fulminante que o matou. Os médicos tentaram reanimá-lo por uma hora, tiraram o coágulo que havia se formado em seu coração, mas o órgão não voltou a funcionar.

"Em poucas horas, minutos, perdemos o Barradas", disse Serra, enaltecendo as capacidades administrativa e criativa do amigo, a quem classificou como modesto. "Ele era médico sanitarista por vocação e compromisso", disse. O velório está sendo realizado no salão nobre da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo. O local está repleto de coroas de flores, familiares e amigos, dentre eles Geraldo Alckmin, Orestes Quércia, Aloysio Nunes, Xico Graziano e Caio Carvalho.

Das 7h às 10h deste domingo, o velório foi destinado apenas à família. A partir das 10h, foi aberto ao público. O corpo do ex-secretário será cremado nesta segunda-feira, em horário ainda não divulgado, em cerimônia fechada para a família.

Quem foi Barradas

Um dos fundadores do Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS), Barradas era médico, formado pela Santa Casa de São Paulo em 1976. Em 1978, se especializou em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Possuia especialização em Administração de Serviços de Saúde e Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi assessor dos ex-ministros de Saúde Adib Jatene e José Serra, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo na gestão Mário Covas e secretário adjunto de Saúde no governo Covas/Alckmin. Assumiu a Secretaria Estadual de Saúde em janeiro de 2003.