JB Online
SÃO PAULO - O estado de saúde do presidente da República em exercício, José Alencar, é estável, informou o Hospital Sírio-Libanês. Ele está internado desde quarta-feira em função de uma crise hipertensiva. Na ocasião, Alencar dava continuidade ao tratamento quimioterápico contra o câncer.
Em maio, Alencar também esteve hospitalizado por dois dias depois de apresentar anemia e congestão pulmonar. Para o tratamento do câncer, ele já foi submetido a 15 cirurgias.
José Alencar está no exercício da Presidência da República devido à viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao continente africano.
Alencar luta contra o câncer desde 1997, quando, após um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos, agora no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.
Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação.
Desde então, tem feito tratamento por meio de quimioterapia e os tumores, segundo a equipe médica que o acompanha, apresentaram redução.