UnB vai usar Enem para preencher vagas remanescentes

Portal Terra

BRASÍLIA - A Universidade de Brasília (UnB)anunciou que irá usar a partir de 2011 a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para preencher as vagas remanescentes do vestibular e do PAS (Programa de Avaliação Seriada).

A decisão foi aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa na tarde desta quinta-feira. A proposta recebeu 24 votos favoráveis, um contra e duas abstenções. O modelo, classificado como "cauteloso" por professores e estudantes, servirá como teste para a proposta do governo federal de unificar a forma de ingresso nas universidades públicas do país.

Hoje, o Enem é usado por aproximadamente 500 universidades como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. Ao todo, 115 vagas sobraram no primeiro vestibular de 2010 da UnB. O número corresponde a cerca de 3% do total ofertado. Entre os cursos que tiveram vagas ociosas estão Artes Cênicas, Física, Letras e Ciências Naturais.

Um dos pontos favoráveis à adoção do Enem pela UnB foi um estudo realizado numa parceria entre o Cespe e o Departamento de Estatística da universidade. A pesquisa comparou o desempenho de 4.121 estudantes que participaram, na mesma época, do Enem, do PAS e do vestibular da UnB.