Temperaturas têm oscilação brusca no Rio Grande do Sul

Portal Terra

PORTO ALEGRE - A temperatura em Santa Maria, na área central do Rio Grande do Sul, variou nas últimas 48 horas. O sobe-desce dos termômetros foi impressionante, segundo análise divulgada pela Climatempo. Na quarta-feira, a base aérea local registrou temperaturas de 3ºC e de 19ºC. Ontem, por conta da entrada de uma frente fria, a nebulosidade aumentou muito e ventou forte.

O ar foi se aquecendo rapidamente na madrugada e às 6h os termômetros registravam 21ºC. O dia anterior amanheceu gelado, com apenas 3ºC. À tarde, a população da cidade sentia um calor de 27ºC, que é uma temperatura bastante elevada para esta época do ano. As rajadas do vento quente pré-frontal chegaram a 72 km/h.

A grande elevação da temperatura de quarta para quinta-feira foi sentida em todo o Rio Grande do Sul. A capital também sentiu esta variação. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura no dia 23 de junho variou de 4,1ºC a 21,3ºC. Ontem, a mínima foi de 12,2ºC e máxima de 26,5ºC. A temperatura na tarde de ontem foi a mais alta registrada em Porto Alegre desde o dia 19 de abril, quando fez um calor em torno de 32ºC.

Nesta sexta-feira, com a passagem de outra frente fria sobre o Rio Grande do Sul, a temperatura voltou a cair no Estado, com a chuva, o céu nublado e o vento frio polar soprando de novo. Em Santa Maria houve uma queda de 9ºC. Às 6 horas desta sexta-feira, a base-aérea registrava 12ºC e ontem, a esta hora, o calor chegava a 21ºC.