Lula cancela ida a reunião do G20 devido a chuva no Nordeste

Portal Terra

BRASÍLIA - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, anunciou nesta sexta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua ida à reunião do G20 por causa das enchentes que atingem o Nordeste do país. A viagem do presidente estava marcada para a tarde de hoje, mas ele será agora representado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, no evento, que será realizado em Toronto, no Canadá.

"O presidente tomou a decisão ontem de que o ministro Mantega o representará na reunião do G20, porque ele quer acompanhar as medidas que estão sendo tomadas em relação às enchentes no Nordeste", disse Amorim, após reunião com Lula no Palácio da Alvorada, pela manhã.

O ministro explicou que a reunião de Toronto é apenas preparatória para o encontro mais importante do G20, que ocorrerá no fim do ano, na Coreia do Sul, onde o presidente estará presente.

"O presidente está muito chocado, me descreveu em detalhes o que ele viu em algumas cidades. Uma que ele mencionou foi Palmares (PE). Há muita destruição e por isso ele acha muito importante estar aqui", disse.