Jogo do Brasil altera ruas e serviços em SP e no RJ

JB Online

RIO - Alguns serviços terão o horário de atendimento alterado em função do jogo entre Brasil e Portugal, pela Copa do Mundo, nesta sexta-feira às 11h. Confira o que abre e o que fecha durante a partida no Rio e em São Paulo:

Correios

As agências irão fechar das 9h45 às 12h.

Bancos

O expediente bancário nas capitais e regiões metropolitanas será das 8h às 10h30 e das 14h às 16h. No interior, o atendimento será feito das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30.

São Paulo

Sabesp -

a Ouvidoria funciona das 8h às 11h e das 14h30 às 18h; os postos e agências de atendimento na região metropolitana de São Paulo abrem das 14h às 17h; os postos Poupatempo, das 7h às 19h; no litoral norte, as agências funcionam das 7h30 às 10h30 e das 14h às 18h; na Baixada Santista, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 17h; no Vale do Paraíba, o Poupatempo São José dos Campos abre das 13h30 às 20h e as agências, das 7h30 às 10h30 e das 14h às 16h; no Vale do Ribeira, das 8h às 10h30 e das 14h às 17h30.

Trânsito -

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o horário previsto de maior movimento concentra-se, pela manhã, entre 9h e 11h e, à tarde, entre 13h e 15h. Haverá monitoramento dos principais corredores da cidade durante todo o dia. A CET diz que um número maior de agentes será deslocado para os centros comerciais e faixas reversíveis terão seus horários alterados de acordo com a demanda.

Transporte público -

O funcionamento do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) será semelhantes ao de um dia típico. Tanto na CPTM como no Metrô, vários trens estarão de prontidão em locais estratégicos para serem inseridos na circulação caso haja aumento da demanda, antes, durante ou após a partida.

Procon

- Os postos de atendimento pessoal (dentro do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera) funcionam normalmente, das 7h às 19h. Já o atendimento telefônico, eletrônico, por fax, as audiências e o setor administrativo operan das 7h às 10h30 e das 14h às 19h.

Rio de Janeiro

Repartições públicas -

O governo do Estado e a prefeitura do Rio de Janeiro decretaram ponto facultativo para o funcionalismo público nesta sexta-feira. Serviços essenciais, como transporte, limpeza e segurança, deverão funcionar normalmente.

Saúde -

Os postos de saúde estarão fechados das 11h às 13h, mas os atendimentos de emergência funcionam normalmente.

Feiras livres Não haverá feira na rua Alzira Brandão, na Tijuca. As demais funcionarão normalmente.

Detran -

Apenas as unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu e da Baixada Fluminense (Shopping Grande Rio, em São João de Meriti) funcionarão na sexta-feira, com os serviços de habilitação, identificação civil e liberação de veículos. Atenderão das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 18h. Os agendamentos para as provas práticas de direção estão mantidos, até mesmo aqueles marcados para a hora do jogo.

Trânsito -

A Secretaria Municipal de Transportes montou esquema especial de trânsito para o evento Copa Alzirão 2010, realizado na rua Alzira Brandão, na Tijuca, nos dias de jogos do Brasil. O Alzirão transmite os jogos da Seleção ao vivo e realiza uma programação cultural. Será feita a interdição de meia pista da rua Conde de Bonfim entre as ruas dos Araújos e Rego Lopes, para montagem de equipamento; a interdição da rua Conde de Bonfim entre as ruas dos Araújos e Valparaíso; a interdição e implantação de mão-dupla na rua Alzira Brandão entre as ruas Eduardo Ramos e Conde de Bonfim; a implantação de mão-dupla na avenida Heitor Beltrão entre as ruas São Francisco Xavier e Marquês de Valença; e a interdição da rua Alfredo Pinto entre a avenida Heitor Beltrão e a rua Pereira Barreto. Todos os veículos serão desviados na intersecção da Conde de Bonfim com a Marquês de Valença. As alterações serão implantadas entre 6h e 0h de sábado.

Além do Alzirão, serão interditas ruas no Centro: Inválidos entre a avenida Mem de Sá e avenida Henrique Valadares; avenida Pres. Antônio Carlos entre avenida Alm. Barroso e avenida Beira Mar (pista sentido Beira Mar); rua Araújo Porto Alegre entre avenida Graça Aranha e avenida Pres. Antônio Carlos; rua Aderbal Madrugada; rua da Imprensa; rua Alcino Guanabara (interdição total); avenida República do Chile (entre rua do Lavradio e avenida Rio Branco); e rua Santa Luzia (entre avenida Pres. Antônio Carlos e avenida Marechal Câmara). Em Copacabana/Botafogo será fechada das 9h até as 21h a rua Carvalho de Mendonça. Em Vila Isabel/ Tijuca, das 9h às 18h, a Martins Pena entre a rua Afonso Pena e Campos Sales; e a Santa Sofia das 8h às 15h. No Engenho de Dentro, a rua Doutor Leal será interditada das 8h às 22h. Em Jacarepaguá, das 10h30 às 13h30, a rua Doutor Bernardino com a Pedro Teles até a rua Cândido Benício e Praça Seca. Em Realengo, das 9h às 15h, fica fechada a rua Capitão Teixeira no trecho compreendido entre a Franklin Távora e a rua Cristóvão de Barros.