MA: PMDB oficializa nome de Roseana Sarney nesta quinta

Portal Terra

SÃO LUÍS - Dia de São João é dia de muita festa no Nordeste. No Maranhão é marcado por apresentações de grupos de bumba meu boi, mas este 24 de junho verá também mais uma etapa da disputa eleitoral no estado. Serão realizadas nesta quinta-feira, em São Luís, três convenções, com a homologação de dois nomes na corrida pela vaga de ocupante do Palácio dos Leões - a sede oficial do governo do Estado.

A convenção mais movimentada é a que oficializará o nome de Roseana Sarney (PMDB) como candidata à reeleição. Em uma coligação inédita no estado e que já causou protesto de militantes petistas, o PMDB se junta ao PT numa chapa que reunirá 16 partidos: além de PMDB e PT fazem parte da coligação PRTB, PRP, PRB, PTB, PV, PP, PR, PSC, PSDC, PSL, PHS, PTN, PMN e PTdoB.

Até o dia 30, prazo final para as coligações, a chapa ainda pode aumentar, já que o DEM maranhense aguarda a decisão da Executiva Nacional para decidir se entra na coligaçõa, que reunirá Roseana Sarney (PMDB) para governadora, Washington Luiz Oliveira (PT) para vice, e para senador o ex-ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB) e o atual vice-governador, João Alberto (PMDB).

A convenção será no ginásio do IPEM, na praia do Calhau. O local foi todo decorado com fotos de Roseana Sarney e no painel principal a frase "Ela voltou com tudo e merece ficar", em alusão aos dois anos de governo de Roseana Sarney que assumiu após a cassação do ex-governador Jackson Lago. A candidata deve chegar à convenção no fim da manhã. No local serão feitas também reuniões paralelas nas quais alguns partidos irão definir suas coligações para as vagas de deputados estadual e federal.

Outra convenção que será realizada em São Luís é a do PTB, que apoia Roseana Sarney, mas aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar lançar candidato próprio ao Senado, uma vez que o cargo de senador também faz parte da chapa majoritária e a coligação da qual o partido fará parte já indicou seus dois candidatos ao cargo.

O PSTU também fará convenção nesta quinta em São Luís e lançará o nome de Marcos Silva (PSTU) na disputa ao governo do Estado e Hertz Dias para vice. O partido, que não fez nenhuma coligação, lançará nomes para as duas vagas ao Senado: o funcionário público Luís Carlos Noleto e a professora Claudicea Durans.

O cenário político na disputa ao governo do Maranhão só estará totalmente definido na reta final do prazo para as coligações. É que o PCdoB, que já está em pré-campanha para o governo com o deputado federal Flávio Dino, fará a convenção apenas no dia 30. Já o PDT indicará o nome de Jackson Lago no sábado (26) para a vaga ao governo, porém o partido ainda não definiu o nome do candidato a vice.