Dutra: Ibope mostra que Serra na TV não deu bom resultado

Claudio Leal, Portal Terra

DA REDAÇÃO - Na avaliação do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, a última pequisa CNI/Ibope demonstra que os programas televisivos de José Serra (PSDB), exibidos no mês de junho, não deram resultado, desmontando as previsões dos líderes tucanos. Segundo a sondagem do instituto, numa lista com 11 prováveis candidatos, Dilma Rousseff (PT) lidera com 38,2%, Serra tem 32,3% e Marina (PV), 7%. A margem de erro é dois pontos percentuais.

"A pesquisa mostra que estamos no caminho certo. A candidatura está mais competitiva. Isso não significa que já ganhamos, porque sabemos que há uma diferença grande entre pesquisa e resultado eleitoral", se acautela Dutra. "A campanha propriamente dita vai começar em julho. Mas é positiva, principalmente considerando que a oposição esperava que os programas da TV mudariam as coisas. Houve a declaração do Sérgio Guerra de que o mês de maio foi bom, eles iriam ter grande exposição e mês de julho seria deles. Não teve bom resultado", analisa o petista.

Agora, ressalta Dutra, é hora de evitar que o favoritismo não desmobilize os militantes do PT. "Ela tem um efeito psicológico. Aí aumenta a preocupação nossa. Precisamos evitar que a militância seja contaminada por isso e continue atuante".

Na tarde desta quarta-feira (23), o candidato José Serra não quis comentar o resultado do Ibope, mas se referiu aos dados da última Datafolha: "Pesquisa vai, pesquisa vem. A campanha começa mesmo depois da Copa do mundo, quando começam os debates políticos e o horário eleitoral na TV".