Governo lança Território de Paz em município paranaense

Agência Brasil

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, participa nesta quinta-feira, às 14h, da solenidade de lançamento do Território de Paz em São José dos Pinhais (PR). A iniciativa, que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), colocará em prática 12 ações sociais que serão implantadas simultaneamente a fim de reduzir a violência nos bairros do Guatupê e Borda do Campo.

Somente em São José dos Pinhais, serão investidos R$ 6 milhões em projetos para os jovens, profissionais de segurança pública e mulheres com potencial de liderança para orientar adolescentes à beira da criminalidade. O objetivo é melhorar a vida das pessoas, reduzir a violência e gerar mais oportunidades de ensino, trabalho e lazer.

No novo Território de Paz serão instaladas câmeras de vídeo em locais estratégicos, com altos índices de criminalidade. O projeto também prevê a compra de equipamentos e a capacitação de profissionais na área de policiamento comunitário e pacificador, nos moldes das unidades de Polícia Pacificadora que funcionam no Rio de Janeiro.