UFSCar vai participar do Sisu no Vestibular de 2011

Portal Terra

DA REDAÇÃO - O Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) decidiu, em reunião realizada nesta segunda-feira, 14, pela participação da Instituição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já em 2011. Com isso, a Universidade deixará de realizar seu vestibular próprio que, até 2010, foi aplicado pela Vunesp. A informação foi publicada no site da UFSCar.

O Reitor da Universidade, Targino de Araújo Filho, afirmou que a decisão do Conselho representa um avanço para democratização do acesso ao Ensino Superior público e de qualidade. "A nossa participação no Sisu faz com que a UFSCar esteja acessível a estudantes de todo o País. No modelo de vestibular próprio as provas eram realizadas em doze cidades. Com o SiSu apoiado na realização do Enem, nós vamos possibilitar que estudantes de todo o País participem do processo seletivo", disse o Reitor. Ele ainda apontou que os bons resultados apresentados pelo Sisu foram decisivos para a adesão da UFSCar ao Sistema.

No dia 10 de maio, a Instituição recebeu a visita de Maria Paula Dallari Bucci, Secretária de Ensino Superior do MEC, que apresentou a todos a proposta do SiSU. Mas a decisão do ConsUni só foi tomada depois de uma ampla discussão sobre o tema com a comunidade universitária.

A Pró-Reitora de Graduação (ProGrad), Emília Freitas de Lima, orienta a todos os que queiram cursar alguma graduação presencial na UFSCar a participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 e, posteriormente, indicar a opção pela UFSCar no Sisu.

O prazo para inscrição no Enem 2010 estará aberto entre os dias 21 de junho e 9 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 35 e os estudantes de escolas públicas são isentos da taxa. As provas do Exame serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro em todo o País. Mais informações sobre o Enem podem ser consultadas em www.inep.gov.br.