Na estreia do Brasil, SP registra 169 km de trânsito

Portal Terra

SÃO PAULO - Pouco antes do jogo de estreia do Brasil na Copa, o motorista paulistano já podia sentir os reflexos da saída das pessoas do trabalho para assistir à partida das 15h30. A Companhia de Engenharia de tráfego (CET) registrou, por volta das 14h40, 169 km de congestionamento em São Paulo. A média para esta faixa de horário é de 50 a 70 km.

De acordo com a companhia, um dos trechos de maior retenção é na marginal Pinheiros, sentido Interlagos, da ponte Cidade Jardim à Transamérica, com 8,7 km. Outros dois pontos que registram tráfego mais lento é o corredor norte-sul, sentido aeroporto, da praça da Bandeira até o viaduto João Julião, e na avenida Bandeirantes, sentido Imigrantes, da marginal Pinheiros até o viaduto Aliomar Baleeiro, ambos com 8,7 km.

Para minimizar os efeitos do número de deslocamentos concentrados que poderão ocorrer na cidade em dias de jogos, a CET montou um esquema especial de trânsito para a Copa. Haverá aumento de 30% no efetivo, totalizando mais de 500 agentes em campo, 270 deles posicionados em pontos estratégicos e os demais percorrendo 194 corredores viários principais para retirar interferências na via pública.

A companhia irá monitorar os principais eixos viários, especialmente em áreas comerciais que concentram bares e similares, como os bairros de Moema, Jardins, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Olímpia, Santana, Tatuapé, Centro, entre outros.

Nos dias dos jogos do Brasil, os motoristas devem evitar transitar pela cidade nos horários críticos. No jogo desta terça-feira, o pico vai até as 15h30. Na partida do dia 25, o maior movimento será das 9 às 11h e das 13 às 15h.