Lula afirma que obras do São Francisco continuam em 2010

Portal Terra

BRASÍLIA - Em resposta a um cidadão por meio da coluna semanal do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva disse que as obras de transposição do rio São Francisco voltam a ser realizadas ainda este ano.

Segundo o presidente, já foram feitas as contratações de 12 dos 14 lotes da obra, que incluem canais, estações de bombeamento, túneis e aquedutos. Os editais dos dois lotes que faltam serão publicados até o final deste mês.

Lula explicou que serão construídos dois canais: o Eixo Leste, de 220 km, vai captar águas do São Francisco em Itaparica e levá-las às regiões agrestes de Pernambuco e Paraíba. A previsão de término é junho de 2011. Já o Eixo Norte, de 400 km de extensão, que vai fazer a captação em Cabrobó e levar aos sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, têm término previsto para dezembro de 2012.

O presidente disse ainda que o Eixo Norte está com 37% das obras realizadas e o Eixo Leste, com 49%, o que significa que o ritmo está dentro do planejado.

"São 9 mil trabalhadores atuando em várias frentes no sentido de concretizar este sonho dos nordestinos, que nasceu no longínquo ano de 1847 e só agora começa a se tornar realidade", afirmou Lula. Cerca de 12 milhões de habitantes de cidades pequenas, médias e grandes da região semiárida do nordeste serão beneficiados, de acordo com o presidente.