ASSINE
search button

Uso de agrotóxicos em pequenas propriedades será fiscalizado

Compartilhar

Agência Brasil

SÃO LUÍS - A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) está iniciando um trabalho de fiscalização do uso de agrotóxicos, por amostragem, em pequenas propriedades rurais. A fiscalização já é feita em grandes propriedades, principalmente no sul e no centro-oeste do estado, onde existem grandes produtores de soja e de cana-de-açúcar.

A informação foi dada pela coordenadora de Defesa Vegetal da Aged, Filomena Antonia de Carvalho. Como são 217 municípios no Maranhão, ela avaliou que o trabalho "será de formiguinha .

Inicialmente, haverá ações educativas que poderão resultar em atos punitivos, inclusive com a fixação de multas, após a abertura de processos administrativos que serão encaminhados ao Ministério Público, porque alguns devem ser julgados como crime ambiental , disse Filomena Carvalho.

A Aged realiza desde 2003 o projeto Fazendo Educação, voltado aos alunos do terceiro e do quarto ano do ensino fundamental da rede pública da zona rural. O objetivo é dar aos estudantes noções sobre o uso correto de agrotóxicos, controle e prevenção de pragas em vegetais e controle de enfermidades animais.