ASSINE
search button

SC: Ideli quer discutir plano de governo pela internet

Compartilhar

Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - O diretório estadual do PT de Santa Catarina lançou uma plataforma pela internet para que a comunidade auxilie na elaboração do plano de governo da pré-candidata ao governo estadual, Ideli Salvati.

O programa Embaixadores SC (www.embaixadores.sc) foi criado para que o usuário se cadastre e aponte as necessidades que julga importantes para sua rua, bairro ou cidade. De acordo com o presidente do diretório estadual, José Fritsch, o novo portal funciona praticamente como uma comunidade de relacionamento.

Após o cadastro, os usuários podem apresentar propostas e receber votos ou indicações. Um ranking aponta quais as melhores ideias apresentadas, quais as mais debatidas e votadas para que os petistas a incorporem na campanha eleitoral. "Pode ser inserido desde um problema pontual, como uma rua que sofre por não ter asfalto quanto uma questão que atinja toda a comunidade, como a falta de segurança ou escolas", afirma Fritsch.

Segundo o presidente do PT, a ideia é bastante semelhante à utilizada na campanha de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos e se caracteriza na primeira iniciativa do tipo no Brasil. "É um portal colaborativo para que os internautas possam construir um plano de governo ideal. Nossa ideia é ficar desde o início da campanha mais próximos à comunidade".

As demandas mais imediatas poderão ser apresentadas às autoridades nos âmbitos municipal, estadual e federal, conforme explicou Fritsch. "Queremos atender à comunidade e por isso optamos por ouvir democraticamente todos os segmentos", disse o presidente do PT catarinense, acrescentando que o partido vem realizando reuniões em várias cidades do Estado para montar o plano de governo que será apresentado na campanha.

"O Embaixadores SC amplia a participação popular já iniciada com outras ações do diretório. Nada de programas criados apenas dentro de gabinetes", disse.

As propostas podem ser apresentadas nos temas meio ambiente, educação, saúde, turismo, indústria, esporte, infraestrutura, cultura, transportes, entre outros. Desde o início do funcionamento do projeto, há três dias, quase 40 propostas foram apresentadas pelos internautas.