ASSINE
search button

São Paulo confirma cores claras e toques artesanais no verão 2011

Compartilhar

Iesa Rodrigues, Jornal do Brasil

SÃO PAULO - De acordo com as coleções vistas na semana de moda São Paulo Fashion Week que acabou segunda-feira à noite, com o desfile de André Lima, as roupas pretas devem sumir por alguns meses dos guarda-roupas antenados. A maior parte dos desfiles mostrou conjuntos monocromáticos em rosa, verde, azul, lilás e amarelo, sempre na gama dos pastéis-lavados. E o dia de segunda-feira enfatizou um ponto forte da moda brasileira, além do colorido apontado pelas tendências internacionais: o feito à mão.

Pela manhã, Gloria Coelho mostrou a bela coleção feita com fitas de cetim e organza. Dezenas de metros de fitas dobradas formavam vestidos, saias e tops. Mais algumas dezenas, enroladas nas pernas, formavam calças estreitas, discretamente transparentes e com aberturas em algumas emendas. As cores seguiam o padrão da semana: rosa-velho, azul, bege, creme e brancos. Mais tarde, Ronaldo Fraga combinou magistralmente o trabalho de designer de estilo, com transparências e formas simples, que valorizaram os bordados e rendas de filé e renascença de artesãs da Paraíba e Pernambuco, com quem o estilista mineiro desenvolve trabalhos de moda. O styling modernizou as roupas, com muito prata em perucas e aplicado em brilhos como luvas nos brações e pernas.

Já Alexandre Herchcovitch apostou numa elegância perversa, baseada no filme Laranja Mecânica, nas figuras de Magritte e nos personagens de Charles Chaplin. Em consequencia, modelos de impecável maquiagem fosca, olhar vidrado e chapéus coco (que aparecem usados nas tres referências) vestiram calças e vestes de nylon bege, portando tacos de beisebol dourados; ternos pretos em tecidos adamascados, de calças curtas e gravatinhas borboleta em quase todos os conjuntos. No meio do elenco, Shirley Mallman também desfilava, levando no ombro um taco dourado.

Fernanda Yamamoto estreou no evento, saída do Rio Moda Hype. Também com muito tratamento artesanal dos tecidos, fios enfiados dentro de tramas de gaze e estampa de vista aérea de São Paulo, Fernanda mostrou vestidos com transparências disfarçadas por shorts e tops de tricô.

A semana de São Paulo confirmou as propostas vistas durante um mes de lançamentos ocorridos no Minas Trend Preview, em Belo Horizonte, no Fashion Business, no Fashion e agora na São Paulo Fashion Week: será um verão de transparências de tules e telas, bordados sutis, cores claras e mais recortes do que decotes. Nas estampas, as flores competem com a África de bichos e aparências de areia ou lona gasta.