Lula diz gostar de "geladinha boa" em inauguração no RN

Anna Ruth Dantas, Portal Terra

NATAL - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira gostar de uma "geladinha boa", em alusão a bebidas alcoólicas. A afirmação foi feita durante seu discurso na inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento na cidade de Natal (RN).

Ao fazer um balanço dos programas do governo federal, ele destacou o Luz para Todos e lembrou de quando morava em São Paulo, em um casa sem geladeira. "Eu pegava a bebida e colocava dentro de um poço para ela (a bebida) não ficar quente. Vocês sabem, uma geladinha é boa", disse Lula.

Ainda hoje, Lula assina em Natal o decreto que autoriza a primeira concessão de terminal aeroportuário do País. Será o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que está sendo construído na região da Grande Natal. A previsão de conclusão é dezembro de 2013. Pelo projeto, esse será o maior aeroporto de cargas da América Latina.

Com o decreto assinado pelo presidente, a Agência Nacional de Aviação Civil publicará uma minuta de edital. ¿No prazo de 30 dias, a ANAC promoverá duas audiências públicas e depois o Tribunal de Contas da União fará a análise do edital¿, disse o secretário estadual de Planejamento, Nelson Tavares, citando que as audiências públicas serão realizadas em Brasília e, ¿provavelmente¿, Natal.

A expectativa é que a licitação seja lançada no mês de setembro e a conclusão da obra ocorra no final de 2013. ¿Finalizando o aeroporto no final de 2013, estaremos prontos para recebermos a Copa do Mundo¿, afirmou o secretário.

No terminal já foram feitas a pista principal e a pista de taxiamento, em um investimento público de R$ 150 milhões. A cargo da empresa que ganhará a concessão ficarão outros R$ 650 milhões, valor destinado ao pátio de aeronaves, terminal de cargas e de passageiros.

Uma das exigências para concorrer no processo licitatório será que a presença no consórcio de uma empresa especializada em gerenciamento de aeroportos internacionais.