ASSINE
search button

Com frio de 6,5°C, SP registra temperatura mais baixa do ano

Compartilhar

Portal Terra

DA REDAÇÃO - A 15 dias da chegada do inverno, que inicia no dia 21, a capital paulista registrou neste domingo as temperaturas mais baixas desde o início do ano. Na estação meteorológica do Mirante de Santana, monitorada pelo Inmet, a mínima chegou aos 10,6ºC - até então, a mais baixa havia sido no dia 13 de maio, quando o mesmo ponto registrou 11,2ºC.

No bairro da Água Funda, na zona sul, onde está instalada a estação meteorológica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), a sensação de frio foi ainda maior. No período da manhã, a temperatura chegou aos 6,5ºC.

Nos aeroportos, as temperaturas também despencaram. Em Guarulhos, os termômetros registraram mínima de 7ºC. Em Campo de Marte, na zona norte, e Congonhas, na zona sul, as mínimas registradas foram 9ºC e 10ºC, respectivamente.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE), a queda brusca das temperaturas ocorreu devido a uma massa de ar frio de origem polar. Na próxima madrugada, de domingo para segunda-feira, há a possibilidade de que a capital paulista registre uma nova mínima recorde.

Conforme simuladores numéricos, a tendência para os próximos dias é de tempo firme, com frio durante as noites e início das manhãs, e temperaturas mais amenas durante as tardes. A segunda-feira será mais um dia ensolarado, com temperaturas em elevação ao longo do dia e umidade relativa baixa.