Frente fria avança para a Região Nordeste

Portal Terra

SÃO PAULO - Uma frente fria avança para o Nordeste nesta quarta-feira provocando aumento de nebulosidade e chuva na Bahia. O ar frio polar que acompanha esta frente fria provoca diminuição das nuvens e mantém a temperatura baixa, com frio especialmente na madrugada.

Segundo a Climatempo, o vento frio e úmido que chega do mar ainda forma muita nebulosidade no leste do Sudeste e no leste do Paraná e de Santa Catarina. O vento intenso sobre o oceano deixa o mar agitado nas praias do Sul e do Sudeste.

No Sudeste, muitas nuvens e chuva ao longo do dia no norte do Rio, no Espírito Santo, nos Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha e na capital e no norte de Minas. No litoral de São Paulo, nas demais áreas do Rio e na zona da mata e no oeste de Minas, o sol aparece em alguns períodos e chove a qualquer hora. Nas demais áreas não chove, mas o céu ainda fica com muitas nuvens no sul e no triângulo de Minas e no leste e no norte paulista. Mar agitado nas praias de São Paulo e do Rio.

Na Região Norte, o ar seco deixa o tempo firme, com sol e sem chuva no centro-sul de Rondônia e no Acre. Nas demais áreas do Amazonas e em Roraima, ocorrem aberturas de sol entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, o sol aparece e ocorrem pancadas isoladas de chuva principalmente a partir da tarde.

No Sul, o sol aparece em alguns períodos e chove a qualquer hora no litoral do Paraná e no litoral e no leste de Santa Catarina. Nas demais áreas, o ar seco deixa o tempo firme, com sol e sem chuva. Nas regiões de Serras e Planaltos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná, não chove e a temperatura fica baixa, com isso há condições para formação de geada nas primeiras horas da manhã. Mar muito agitado nas praias dos três Estados.

O Nordeste vai ter a presença de uma frente fria que avança pelo litoral da Bahia e deixa o céu nublado e com chuva a qualquer hora no centro-sul, no leste e no litoral da Bahia. Nas demais áreas da Região, ocorrem aberturas de sol e chove de forma rápida a qualquer hora do dia.

Na Região Centro-Oeste, o ar mais seco de origem polar predomina sobre o centro-norte de Mato Grosso e sobre o sul de Mato Grosso do Sul, onde o sol aparece e não chove. No centro-norte de Goiás e no Distrito Federal, o sol aparece e ocorrem pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas de Goiás e no nordeste de Mato Grosso do Sul, acontecem aberturas de sol entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, sol com nuvens e sem chuva.