Massa de ar polar traz vento forte e frio para Sul e Sudeste

Portal Terra

SÃO PAULO - Uma frente fria avança rápido pelo Sul e Sudeste e traz forte massa de ar polar que derruba as temperatura também no Centro-Oeste. O ar gelado alcança o Rio, sul de Minas e Espírito Santo ainda nesta segunda-feira.

A zona de baixa pressão associada à frente, junto com a alta pressão continental, intensifica os ventos, o que gera grande agitação marítima em toda a costa Sul e Sudeste.

No Nordeste, uma frente fria em dissipação mantém muitas nuvens na costa leste da Bahia. Instabilidades provocam chuva forte no Maranhão e no interior do Pará. Confira a previsão do Climatempo para a sua região:

Norte

O céu fica nublado e chove a qualquer hora em Rondônia e no centro-norte do Pará, com risco de chuva forte. No centro-sul do Tocantins, o ar seco predomina e não deve chover. No norte do Tocantins, no sul do Pará, do Amazonas e no Acre, o sol aparece na maior parte do dia e pode chover a partir da tarde. Nas demais áreas, o sol aparece em alguns períodos e pode chover a qualquer hora.

Nordeste

O ar mais seco predomina e não chove no centro-oeste e no norte da Bahia, no interior de Alagoas, de Pernambuco e no sul do Piauí e do Maranhão. No litoral entre os Estados da Paraíba e o norte do Piauí, ocorrem aberturas de sol e pode chover a qualquer hora. No norte do Maranhão, há risco de chuva forte. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e deve chover de forma rápida.

Centro-Oeste

O sol aparece entre poucas nuvens e não deve chover no norte de Goiás, no Distrito Federal e na maior parte de Mato Grosso do Sul. No oeste de Mato Grosso, o céu fica nublado e pode chover a qualquer hora. Na Região de Goiânia e no leste e no norte de Mato Grosso, o sol aparece na maior parte do dia e chove a partir da tarde. Nas demais áreas, o céu fica com muitas nuvens, o sol ainda aparece, mas deve chover.

Sudeste

O ar mais seco e frio avança sobre São Paulo. No oeste e no sudoeste paulista e no norte de Minas e do Espírito Santo, o sol aparece com força e não deve chover. Nas demais áreas paulistas, no sul e no Triângulo Mineiro e no sul do Rio, o sol aparece entre nuvens e deve chover com fraca intensidade em alguns períodos. Nas demais áreas, o sol aparece na maior parte do dia e deve chover a partir do final da tarde.

Sul

A temperatura cai no Sul do País e o mar sobe. No sul catarinense e no nordeste gaúcho, inclusive em Porto Alegre pode chover a qualquer hora do dia. No Paraná, no leste e na região do Vale do Itajaí, o ar seco ganha força e deixa o tempo firme e com predomínio de sol. Nas demais áreas do Sul, o céu fica com muitas nuvens e há a possibilidade de chuvisco.