Ainda deputado, Gabeira pedirá audiência pública sobre agrotóxicos

Portal Terra

DA REDAÇÃO - Pré-candidato ao governo do Estado pelo PV, mas ainda exercendo o mandato de deputado federal, Fernando Gabeira afirmou em seu Twitter, na tarde deste domingo (30), que pedirá uma audiência pública na Câmara para discutir a denúncia de que o Brasil se tornou o maior destino de agrotóxicos banidos em outros países.

A afirmação do pré-candidato foi feita a partir de informações publicadas no jornal O Estado de S. Paulo. Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com base em dados da ONU (Organização da Nações Unidas), o Brasil usa pelo menos dez produtos proibidos na União Europeia, Estados Unidos e até um banido do Paraguai.

Desde 2000, quando o sistema de avaliação foi introduzido na Anvisa, apenas quatro substâncias foram banidas, e, em 2008, uma nova lista foi feita. Mas, devido às divergências internas no governo federal, pressões políticas e ações na Justiça, somente uma substância foi condenada. De 14 produtos listados para serem reavaliados, apenas a cihexatina, empregada na plantação de frutas cítricas, será banida a partir de 2011.