SC: frente fria pode causar ondas de mais de 4 m no domingo

Portal Terra

DA REDAÇÃO - Uma forte frente fria que passa por Santa Catarina vai fazer o mar subir ainda mais neste domingo. Há possibilidade de ondas superiores a 4 m na segunda e na terça-feira, e o mar só deve começar a baixar a partir de quarta-feira, segundo o Climatempo.

Na penúltima sexta-feira, uma frente fria favoreceu a elevação do mar em todo o Sul e Sudeste. A situação foi mais complicada em Santa Catarina, onde durante toda esta semana as ondas variaram entre 2 e 3 m e causaram problemas.

O avanço do mar causou prejuízos em três praias de Florianópolis na sexta-feira. Além da Armação do Pântano do Sul, a maré alta e as fortes ondas atingiram casas e destruíram pontos nas praias da Barra da Lagoa e do Campeche. A situação é muito grave na Barra da Lagoa, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital catarinense.

Moradores providenciaram proteções para que as ondas não derrubassem um poste. Foram usados destroços dos restaurantes e das casas para montar uma pequena barreira na areia.

No último final de semana, o mar havia invadido um restaurante e derrubado um posto de salva vidas. Com a entrada da chamada maré astronômica, a elevação do mar destruiu quatro estabelecimentos comerciais e ameaça outras 12 casas localizadas na orla. De acordo com o levantamento da Defesa Civil de Florianópolis, apenas na praia da Barra da Lagoa 46 pessoas foram afetadas.