Seccionais da OAB cobram de Lula sanção sem vetos do Ficha Limpa

Portal Terra

DA REDAÇÃO - Os representantes das 27 seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil pediram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancione "sem vetos até o dia 9 de junho", o projeto do Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados criminalmente por órgãos colegiados da Justiça. De acordo com a nota divulgada nesta sexta-feira.

"Se o presidente Lula não sancionar essa lei, cometerá um crime" contra a pátria e cidadania brasileira, afirmou o presidente da seccional da Bahia, Saul Quadros.

A urgência na sanção defendida pela OAB objetiva validar a medida já para as eleições de outubro. "Se o Ficha Limpa é um projeto com o intuito de moralizar o processo eleitoral, tem que entrar imediatamente em vigor", afirmou o presidente da entidade no Rio.

De acordo com a entidade, todos os presidentes regionais defendem a medida "para impulsionar uma ampla e eficaz mudança na política nacional". "Trata-se de um avanço para a sociedade brasileira, em um momento em que o País vive uma crise ética sem precedentes", disse o presidente da OAB-RS, Claudio Lamachia.

Para a entidade, o Ficha Limpa só foi votado e aprovado em tempo considerado recorde em razão da pressão popular e a mobilização por parte de entidades da sociedade civil organizada.