Índios entram em confronto com polícia da Câmara em Brasília

Portal Terra

BRASÍLIA - Um grupo de indígenas que tentava entrar na Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira entrou em confronto com policiais legislativos. Os índios foram à Câmara fazer lobby pela revogação do decreto 7056/2009, que reestrutura a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Na versão da Polícia da Casa, o que ocorreu foi uma tentativa de invasão. "Eles queriam mostrar força. Ficaram bravos porque a gente conseguiu bloquear a entrada", disse Antônio Abreu, um dos coordenadores da polícia legislativa.

O índio Antoê Xucuru rebateu dizendo que a segurança da Casa solicitou que entregassem seu armamento, formado principalmente por arcos e flechas, exigência que, segundo ele, foi atendida. "Nós entregamos nosso armamento, mas mesmo assim eles nos agrediram", afirmou.

Segundo a polícia da Casa, antes da confusão havia sido autorizada a entrada de um grupo de dez representantes dos índios, que tiveram acesso às comissões, onde poderiam falar com os deputados.

No empurra-empurra, os índios disseram que até um integrante idoso do grupo foi ao chão. "Com certeza, muita gente foi empurrada. No meio do tumulto, não dá pra saber quem está batendo, quem está apanhando", disse Abreu, que estava com a camisa rasgada.