Frio aumenta no Sul; RS e SC podem ter neve nesta semana

Portal Terra

PORTO ALEGRE - As regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderão registrar neve nesta semana, de acordo com a Climatempo. Esta é a primeira vez que as condições meteorológicas se mostram favoráveis à ocorrência do fenômeno em 2010.

Devido à passagem de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o frio aumenta nesta quarta-feira e é provável que ocorram ventanias que podem passar dos 100 km/h nas regiões montanhosas.

O mar também fica agitado e perigoso para a navegação em toda a costa sul do País.

Frente fria e mudança de temperatura

Em pouco mais de uma semana, a frente fria de forte intensidade avança sobre o centro-sul do Brasil espalhando chuva e frio. A brusca mudança no tempo começou a ocorrer nesta terça-feira sobre os Estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e também na parte oeste e sul de Mato Grosso.

A população de Cuiabá sentiu calor de 36ºC na tarde de segunda-feira e nesta terça-feira os termômetros não passavam dos 20ºC no início da tarde. Na semana passada, o frio foi intenso na capital de Mato Grosso. Foram vários dias com temperaturas em torno dos 10ºC ao amanhecer.

As madrugadas serão geladas em Cuiabá até o fim da semana e chuva da frente fria diminui a secura e o calor das áreas ao norte do Estado.

De acordo com a Climatempo, em Mato Grosso do Sul, a quantidade de chuva provocada no sul do Estado na passagem desta frente fria impressionou até os meteorologistas. Em 24 horas choveu mais do que normalmente se espera para todo o mês de maio.

A mesma frente fria que provocou a chuva e a forte queda da temperatura no Centro-Oeste despejou muita água nos Estados do Sul. A chuva veio misturada com o frio e o vento. Nesta quarta-feira, as nuvens carregadas vão saindo do Sul do Brasil o sol reaparece em várias áreas.