Frente fria provoca chuva no Sul e avança para o Sudeste

Portal Terra

SÃO PAULO - A semana começa marcada por uma frente fria que avança pelo Sul do país, provocando chuva em Santa Catarina, no Paraná e no norte do Rio Grande do Sul. Em São Paulo, a nebulosidade aumenta e provoca chuva a partir da tarde. Em Salvador, o tempo segue nublado e a cidade conta, pelo terceiro dia seguido, com boa possibilidade de chuva.

Sul

Um sistema de baixa pressão aumenta a chuva sobre a maior parte da região. No sul gaúcho, o tempo permanece firme. No norte do Paraná, o sol aparece, e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde. No oeste e no norte gaúcho, no oeste de Santa Catarina e no oeste e no sudoeste do Paraná, chove forte. No nordeste gaúcho, no sul e no centro-leste catarinense e nas demais áreas do Paraná, acontecem aberturas de sol e chove a qualquer hora. Nas outras áreas gaúchas, pode chuviscar.

Sudeste

A passagem de uma nova frente fria pelo mar aumenta a nebulosidade e provoca chuva a partir da tarde no sul de São Paulo. No litoral paulista e no litoral sul do Rio, o sol aparece sempre entre muitas nuvens, mas não chove. Nas demais áreas, o ar seco garante um dia de sol, poucas nuvens e sem condições de chuva. A umidade fica baixa à tarde em algumas cidades.

Centro-oeste

Áreas de instabilidade aumentam a nebulosidade sobre o centro-sul de Mato Grosso do Sul. No sul deste Estado, chove ao longo do dia. No centro-oeste de Mato Grosso do Sul, acontecem aberturas de sol e chove a qualquer momento. No oeste de Mato Grosso e em Campo Grande, o sol aparece na maior parte do dia e chove a partir da tarde. Nas demais áreas, o ar seco deixa o tempo firme e com muito sol. Não há condições de chuva.

Nordeste

O ar seco deixa o tempo firme, e o sol aparece forte no centro-oeste da Bahia, no interior de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte e no centro-sul do Ceará, do Piauí e do Maranhão. Na região do Recôncavo baiano e de Salvador, o céu fica nublado e chove a qualquer hora. No leste de Sergipe e no sul da Bahia, aberturas de sol e chuva. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece na maior parte dia. Nuvens mais carregadas se formam e provocam pancadas isoladas de chuva.

Norte

Um ar mais seco predomina, e não chove no Tocantins e no sudeste do Pará. No oeste do Amazonas, acontecem aberturas de sol entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. No Amapá e no norte do Pará, céu nublado e chuva a qulquer hora. Nas demais áreas da Região, o sol aparece com força e ocorrem pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.