PT e PMDB elaboram nesta terça plano de governo em Minas

Juliana Prado, Portal Terra

BELO HORIZONTE - Membros do PT e PMDB mineiros dividem nesta terça-feira a mesma mesa de café da manhã. No cardápio, a criação de um plano de governo para o pré-candidato das duas siglas ao Palácio da Liberdade. A ideia é planejar uma estratégia de ação a ser utilizada na campanha, mesmo sem a decisão ainda sobre o nome que encabeçará a chapa - do ex-ministro das Comunicações Hélio Costa ou do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel.

As agremiações receberão em um hotel no Centro da capital mineira representantes de PCdoB, PDT, PR e PRB. A ideia é bater o martelo sobre os partidos que comporão a aliança para as disputas proporcional e majoritária.

O discurso petista ainda é pela tentativa de convencer o PMDB de que o melhor nome para ocupar o comando da sigla majoritária é o de Pimentel. Mesmo dentro do PT, no entanto, a entrega da vaga a Hélio Costa já é tida como praticamente certa.

Sem Patrus

As negociações avançam no Estado ainda sem a participação direta do ex-ministro do Desenvolvimento Social do governo Lula, Patrus Ananias, derrotado nas prévias petistas que escolheram Pimentel como pré-candidato. Ele está em Sergipe, onde foi homenageado como cidadão honorário do Estado, e só deve chegar a Belo Horizonte na noite desta terça-feira.

O vice-presidente estadual do PT, deputado André Quintão, do grupo de Patrus, garante que ele terá um representante no grupo que está sendo formado para discutir a aliança com os peemedebistas. "O Patrus se colocou à disposição para ajudar e contribuir para a candidatura do PT ao governo".

Os dirigentes das duas siglas também vão tirar três nomes de cada lado para compor o núcleo político que irá coordenar as negociações sobre a candidatura majoritária. A partir de agora, a intenção é definir também as chapas à disputa proporcional. O PT deve sair sozinho para a corrida à Assembleia mineira, assim como o PMDB. Já para as candidaturas à Câmara Federal será feita composição entre as siglas.