CGU sorteia mais 60 municípios para vistoriar gestão de recrursos

Lourenço Canuto, Agência Brasil

BRASÍLIA - A Controladoria Geral da União (CGU) está sorteando na manhã de hoje (10) 60 municípios do país com população de até 500 mil habitantes, exceto capitais, para serem fiscalizados quanto à aplicação de recursos do governo federal. Este é o 32º sorteio.

O ministro chefe da CGU, Jorge Hage destacou que, desta vez, o órgão está testando a eficácia do programa de fiscalização, iniciado na gestão do ministro Waldir Pires. Segundo ele, serão escolhidos 30 municípios pelo sorteio habitual e 30 serão tirados de um grupo de 120 municípios sorteados em maio do ano passado, que ficaram na expectativa de ser escolhidos no sorteio de hoje.

O ministro lembra que a escolha mensal de 60 municípios "significa apenas algo próximo a 1% de todos os municípios brasileiros". A expectativa no grupo dos 120 municípios do qual serão escolhidos 30 nesta edição, pode ter estimulado os gestores públicos a manter correção na aplicação dos recursos, já que há 25% de possibilidade de serem vistoriados.

O uso dessa alternativa se deve à impossibilidade da CGU de cobrir no seu trabalho de auditoria um leque maior de municípios, "dada a escassez de recursos humanos". Hage falou da necessidade de obter do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão um número maior de técnicos para trabalhar na Controladoria, e assim ampliar o trabalho que vem sendo desenvolvido.