Fim de semana terá frio, chuva e vento no Sul

Portal Terra

DA REDAÇÃO -

Uma forte e grande massa de ar polar avança sobre o Brasil e nos próximos dias provoca uma acentuada queda de temperatura em todos os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com a Climatempo. Também esfriará bastante, devido a uma massa de ar polar, na região Norte, incluindo Rondônia, Acre e sul do Amazonas. A chuva, a ausência do sol e os ventos polares constantes provocam frio no Sul e no Mato Grosso do Sul neste sábado. Rajadas de vento de moderadas a fortes podem ocorrer nestas áreas, variando de 50 a 80 km/h. Por conta do vento, a sensação térmica será de mais frio do que o indicado nos termômetros, de acordo com a agência meteorológica.

Sudeste

Uma frente fria avança pelo litoral do Sudeste. O céu fica com muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia no sul e no oeste de São Paulo, onde pode chover e ventar forte. No centro-sul do Rio de Janeiro, o sol aparece e acontecem pancadas de chuva a partir da noite. Nas demais áreas paulistas e no sul, na zona da mata e no triângulo de Minas Gerais, chove a partir da tarde. Há risco de chuva e ventos fortes. Nas outras áreas do Sudeste, o sol aparece e não chove.

Sul

Uma frente fria deixa o céu com muitas nuvens e provoca chuva a qualquer hora do dia na maior parte do Paraná e de Santa Catarina e no leste, no litoral e na serra gaúcha. No oeste do Rio Grande do Sul, o ar seco e frio de origem polar predomina e não chove. No oeste do Paraná e de Santa Catarina e nas demais áreas da Região, o céu fica com muitas nuvens, acontecem aberturas de sol ao longo do dia e pode chuviscar principalmente pela manhã e à noite.

Norte

O sol brilha forte e não chove no Tocantins. Áreas de instabilidade provocam chuva a qualquer hora que intercala com aberturas de sol entre muitas nuvens em Roraima e no oeste e no norte do Amazonas. Nas demais áreas da Região, o sol aparece e chove de forma isolada a partir da tarde.

Centro-Oeste

o ar seco deixa o tempo firme, com sol e sem chuva no norte de Goiás e no Distrito Federal. Nas demais áreas de Goiás, em Mato Grosso e no norte de Mato Grosso do Sul, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde. Chove várias vezes ao longo do dia nas demais áreas de Mato Grosso do Sul.

Nordeste

o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do norte do Piauí e do Ceará e no litoral do Rio Grande do Norte. O sol aparece e chove de forma rápida no litoral e no leste da Bahia, no litoral do Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba e no norte do Maranhão. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece com força e não chove.