SC: seis cidades decretam situação de emergência após chuvas

Portal Terra

DA REDAÇÃO - Seis cidades catarinenses decretaram situação de emergência em virtude das chuvas que atingem o estado, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na manhã desta segunda-feira. O número de pessoas afetadas nas 21 cidades atingidas passa de 45,7 mil. Outros 3.152 estão desalojados e 429 desabrigados.

De acordo com o órgão, a chuva continua em SC nesta segunda-feira, com a formação e deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil. A chuva é persistente embora com menos volumes no Planalto Sul e Litoral Sul. Há risco de alagamentos e deslizamentos em todo o Estado, especialmente no meio-oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis ao litoral norte onde a chuva está ocorre em maiores volumes.

As cidades afetadas são: Anchieta, Barra Velha, Caçador, Concórdia, Calmon, Dona Emma, Dionísio Cerqueira, Ipumirim, Itaiópolis, José Boiteux, Lebon Régis, Matos Costa, Presidente Getúlio, Penha, Rio das Antas, Rio do Campo, Rio Negrinho, Santa Cecília, Santa Terezinha, Timbó Grande e Videira.

Na noite de domingo, a Defesa Civil da cidade de Blumenau emitiu um alerta de risco de enchente, após o nível do rio Itajaí-Açú subir 6,8 m acima do normal.