Santa Catarina tem quase 50 mil pessoas afetadas pelas chuvas

Agência Brasil

BRASÍLIA - As fortes chuvas que atingem o Vale do Itajaí (SC) castigam 21 cidades, segundo relatório divulgado hoje pela Defesa Civil de Santa Catarina. Desde quinta-feira, dia 22, o estado vem sofrendo com enxurradas. Seis municípios decretaram situação de emergência: Caçador, Lebon Régis, Matos Costa, Rio das Antas, Rio do Campo e Timbó Grande.

O último boletim aponta que 49.382 pessoas foram afetadas. Destas, 3.152 estão em casas de amigos ou parentes e 429 precisam de abrigos temporários. Não há registro de mortes, mas sete pessoas ficaram feridas.

Ao meio-dia, a Defesa Civil de Blumenau informou que o Rio Itajaí-Açu havia atingido 8,44 metros. Estima-se que o nível chegue a 8,7 metros às 15h.

Para a Defesa Civil de Santa Catarina, o patamar de 8m é preocupante. O rio pode transbordar a qualquer momento , diz a gerente de Apoio Logístico do órgão, Fabiane Costa.

As enxurradas causaram estragos em oito rodovias do estado. Quatro delas tiveram o trânsito bloqueado pela queda de barreiras: BR-280 (Planalto Norte), SC-488 (Lindoia do Sul), SC-465 (Itá) e SC-457 (Lebon Régis). Os motoristas estão sendo orientados por agentes da Polícia Rodoviária Federal a procurar outras saídas.

A previsão meteorológica para os próximos dias é de chuva fraca e formação de nevoeiros, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).