Vox Populi: pesquisa mostra Eduardo Campos na frente em PE

Portal Terra

RECIFE - A pesquisa de intenção de votos requisitada pelo PT nacional, e que serviu para afastar a possibilidade de João Paulo se tornar o pré-candidato do PT ao Senado, em Pernambuco, foi divulgada neste domingo. O material, que até este final de semana era um mistério, foi produzido pelo instituto Vox/Populi, registrado e, assim, fornecido para a imprensa. Foram entrevistados mil eleitores de 58 municípios de Pernambuco. Os dados têm margem de erro de até 3,1%.

O levantamento feito para saber a situação eleitoral dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, Senado e Presidência apresentou o seguinte resultado: na pesquisa espontânea para o Governo do Estado - sem apresentação de nomes para escolha - Eduardo Campos (PSB) possui 25%, contra 10% de Jarbas Vasconcelos (PMDB). Na estimulada - onde as opções de voto são anunciadas para o pesquisado - o socialista atinge 56% e o peemedebista 29%.

Para o Senado, a pesquisa espontânea mostra Marco Maciel (DEM) com 5%, João Paulo (PT), já fora do páreo - com 4%, 3% para Humberto Costa (PT), Armando Monteiro Neto (PTB) apresenta 2% e Sérgio Guerra (PSDB) fica em último com apenas 1%.

Os percentuais se alteram na pesquisa estimulada. Na primeira opção para o Senado, com a exclusão do nome de João Paulo, Humberto Costa lidera com 31%, Marco Maciel teria 29%, Armando Monteiro apresenta 17% e Sérgio Guerra 8%.

Na pesquisa espontânea para a Presidência, Lula, mesmo impedido de ser candidato, aparece em primeiro lugar com 28%, seguido de Dilma Rousseff (PT) com 20%, José Serra (PSDB) com 9%. Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV), ambos com 2%.

Já na estimulada, Dilma Rousseff apresenta 50%, José Serra tem 25%, Ciro Gomes sobre para 8% e Marina Silva chega aos 4% das intenções de votos.