Dilma e Serra empatam audiência em entrevistas na TV

Claudio Leal e Marcela Rocha, Portal Terra

SÃO PAULO - Distanciados na maioria das sondagens eleitorais, os pré-candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) empataram na audiência televisiva durante as entrevistas da noite desta quarta-feita, 21 (feriado de Tiradentes).

O diretor de jornalismo da Band, Fernando Mitre, revela que a participação de Dilma no programa Brasil Urgente registrou uma média de 6 pontos no Ibope, contra 4,2 do SBT. "Boa audiência para uma entrevista política", diz Mitre sobre os pontos que representariam cerca de 4 milhões de telespectadores na Grande São Paulo. A média habitual do apresentador José Luiz Datena está entre 6 e 9 pontos no Ibope.

O pré-candidato tucano, José Serra, também manteve a média de 6 pontos no Ibope em sua presença no Jornal do SBT, apresentado por Carlos Nascimento. A emissora leva em conta o fato de ser feriado - portanto, esperava uma audiência menor. A entrevista de Serra durou cerca de 20 minutos e foi interrompida por propagandas partidárias do PSC e PDT.

Os pré-candidatos deram entrevistas no dia em que a Pesquisa Ibope mostrou que o tucano está sete pontos percentuais à frente da petista. O ex-governador de São Paulo tem 36% das intenções de voto, contra 29% da ex-ministra. Realizada entre os dias 13 e 18 de abril, a pesquisa foi encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e ouviu 2.002 eleitores, de 141 municípios do País.