Passageiros retidos na Europa por causa do vulcão chegam em SP

Agência Brasil

SÃO PAULO - Depois de uma semana de atrasos e cancelamentos, aviões procedentes da Europa voltaram hoje a pousar na pista do Aeroporto Internacional Franco Montoro, em Guarulhos. De um total de 14 voos programados entre as 4h55 e as 9h30 desta quarta-feira, dia 21, apenas dois que viriam de Londres foram cancelados.

Segundo a Infraero, 18 aviões devem seguir ainda hoje para países europeus. A primeira decolagem está prevista para as 15h35, com destino a Roma. Nos últimos dias, brasileiros que estavam na Europa não podiam voltar ao Brasil nem os que tinham viagens marcadas para aquele continente conseguiam embarcar.

Por medida de cautela, as autoridades do setor aéreo europeu decidiram suspender os voos depois que o espaço foi tomado por partículas da fumaça vulcânica da geleira Eyjafjallajakulll. Segundo a agência de notícias BBC Brasil, 95 mil voos foram cancelados desde a última quinta-feira (15), e mesmo com a retomada parcial das operações, os passageiros ainda enfrentam esperas acima do normal e há longas filas para o embarque.