Veja o que abre e fecha em São Paulo no feriado de Tiradentes

Portal Terra

SÃO PAULO - Neste feriado de Tiradentes, as atividades de lazer e cultura são as principais opções de entretenimento para os paulistanos. São diversas as exposições, peças teatrais e atividades esportivas disponíveis para o público em geral. Os mercados municipais e sacolões devem funcionar até o começo da tarde.

Veja o que abre e fecha na capital paulista nesta quarta-feira:

Bancos - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunica que as agências estarão fechadas para atendimento ao público no dia 21. No dia 20 (terça-feira), véspera do feriado, haverá expediente bancário normal. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no feriado poderão ser pagos no próximo dia útil (22), sem incidência de multa.

Cultura - Quem optar por uma programação cultural neste feriado de Tiradentes poderá visitar o Centro Cultural São Paulo, a Capela do Morumbi, a Casa do Bandeirante, a Casa Modernista, a Casa do Tatuapé, o Sítio da Ressaca, o Sítio Morrinhos, o Monumento à Independência (Capela Imperial), o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (das 10h às 18h), a Galeria Olido (com sessões de cinema às 15h, 17h e 19h30; exposição das 13h às 20h; aula de dança de salão das 15h às 17h; e campeonato de hip hop às 19h) e o Museu do Teatro Municipal.

Não abrirão as portas: todos os teatros (com a exceção do Cacilda Becker), bibliotecas, Casa da Imagem (antiga Casa nº 1), Casa do Sertanista, Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto, Divisão do Arquivo Histórico, Escola de Bailado, Escola Municipal de Iniciação Artística, Escola Municipal de Música, Balé da Cidade e Orquestra Experimental de Repertório.

Mercados municipais e sacolões - Os mercados municipais funcionam, em sua maioria, até o começo da tarde desta quarta. Veja os horários de funcionamento: Kinjo Yamato, das 2h às 15h; Paulistano, das 6h às 18h; Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Central Leste e Pirituba, das 7h às 14h; Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba e Tucuruvi, das 8h às 13h; Santo Amaro, das 8h às 14h. Já os mercados da Lapa, Pinheiros e São Miguel não abrem.

Os sacolões também funcionam até o começo da tarde desta quarta e atenderão nos seguintes horários: Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro, Butantã, Cidade Tiradentes, Estrada do Sabão, Jaçanã, Jaguaré, Jaraguá, João Moura, Lapa e Piraporinha, das 7h às 14h; Rio Pequeno, Freguesia do Ó e Avanhandava, das 7h às 15h; São Miguel e Cohab Adventista, das 8h às 13h; e Bela Vista, das 8h às 14h.

Assistência Social - Os serviços de emergência e de abrigos funcionam de forma ininterrupta, 24 horas por dia, na Casas de Acolhida, na Central de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape), nos Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Crecas) e nos Centros de Acolhida (antigos albergues).

No entanto, o Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Loja Social, Centro da Juventude, Restaurante-Escola, Centros para Criança e Adolescente, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Coordenaria de Assistência Social (CAS) e Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) não funcionam.

Educação - As escolas municipais ficarão fechadas, mas serão realizadas atividades culturais e esportivas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Esportes - De acordo com a prefeitura, os clubes da cidade funcionam com as atividades do programa Clube Escola. Também serão realizadas atividades esportivas e de recreação nos Centros Esportivos. O Parque das Bicicletas estará aberto.

Saúde - Os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionarão 24 horas. As AMAs abrem das 7h às 19h. Ficam fechadas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades.

Subprefeituras - As praças de atendimento não funcionam.