PF cumpre sete mandados contra mineradoras ilegais em MG

Portal Terra

BELO HORIZONTE - A Polícia Federal (PF) desencadeou na manhã desta terça-feira a operação Caminho das Pedras, contra a ação clandestina e permanente de mineradoras de quartzito em área rural do município de Mariana, a 110 km de Belo Horizonte (MG). Serão cumpridos sete mandados de busca e apreensão, com foco em equipamentos e materiais utilizados para a prática criminosa, assim como documentosque permitam identificar os responsáveis pelos danos ambientais.

Os agentes da PF constataram que, em sítios localizados na região da passagem entre Ouro Preto e Mariana, está havendo exploração indiscriminada de lavras de quartzito para fins comerciais. Conforme a PF, as propriedades não tem as devidas autorizações dos órgãos ambientais, não apresentando planos de manejo para recuperação da área afetada o que pode levar a danos irreversíveis.

Algumas das empresas possuem licença para pesquisa, com prazo determinado, mas, de acordo com a PF, exploram o solo em escala comercial. Os responsáveis vão responder por crimes ambientais com penas de 1 a seis anos de detenção, mais multas.