Internet será instrumento democrático nas eleições, diz Dilma

Laryssa Borges, Sandro Lima, Portal Terra

BRASILIA - A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta segunda-feira que o uso da Internet será um "instrumento democrático" de debate de ideias no período da campanha eleitoral. A ex-ministra, que lançou nesta segunda-feira seu blog pessoal e seu perfil nas redes sociais Orkut e o Facebook, defendeu um programa de universalização da Internet em banda larga e o uso de softwares livres, como os já aplicados em seu blog pessoal.

"A internet vai ter um importante papel no Brasil. Se vai ser igual aos Estados Unidos eu não sei. Vai ser uma campanha diferente. O twitter vai ter um papel grande, os blogs, os blogueiros, os twitteiros. Pela primeira vez em tempo real as pessoas vão poder dar sua opinião, vão poder perguntar, criticar, interrogar, colocar suas dúvidas. É um instrumento muito grande de participação na democracia. Para nós vai ser muito importante a Internet¿, afirmou a pré-candidata.

A estratégia da pré-campanha petista é buscar na blogosfera potenciais eleitores do PT. Com o objetivo de alcançar 200 mil cadastrados para receber informações sobre a ex-ministra, os coordenadores da campanha vêm fazendo consultorias a marqueteiros responsáveis por utilizar a web como ferramenta para alavancar o então senador Barack Obama à presidência dos Estados Unidos no ano passado.