Em encontro virtual, Dilma fala de novelas e do futuro neto

Laryssa Borges e Sandro Lima, Portal Terra

BRASILIA - Como estratégia para se aproximar mais do eleitorado e reverter uma imagem de falta de carisma, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, adotou em alguns momentos um discurso de caráter mais pessoal e anunciou até a escolha do nome Gabriel para seu futuro neto.

Em tom intimista, a ex-ministra respondeu a perguntas de internautas e disse ter apreciado novelas como o Bem Amado, Irmãos Coragem e Caminho das Índias. Elogiou a autora de novelas Glória Peres e até explicou porque abandonou publicamente o uso de óculos: "eu me achava meio feia".

"Meu nariz não sustenta bem os óculos. Fico com uma marca aqui e aqui (no nariz). Principalmente no calor do Brasil sugiro uma lentezinha. Eu me achava meio feia", disse aos internautas.

Quando quer destacar a "veia de economista", explicou Dilma, ela procura ler obras de caráter mais técnico, como "um livro do Banco Central americano". Nas horas vagas, no entanto, recorre ao romance ¿As Brasas¿ do húngaro Sándor Márai.

Internet

Depois que o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, instalou telões na oficialização de sua pré-candidatura para receber mensagens do eleitorado e distribuiu o endereço de seu perfil do microblog Twitter entre militantes tucanos, a pré-candidata do PT contra-atacou e lançou nesta segunda-feira seu blog pessoal e seu perfil em novas redes sociais, como o Orkut, o Flickr e o Facebook.

A estratégia de buscar na blogosfera potenciais eleitores do PT - a meta do partido é de 200 mil cadastrados para receber informações sobre a ex-ministra - leva em consideração consultoria a marqueteiros responsáveis por utilizar a Internet como ferramenta para levar o então senador Barack Obama à vitória na corrida pela Casa Branca no ano passado.