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Anvisa lança campanha nacional contra remédios falsos

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Jornal do Brasil

BRASÍLIA - O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo, pediu que a população participe ativamente do combate a medicamentos falsos ou contrabandeados. Raposo falou durante o lançamento da campanha Medicamento Verdadeiro: Você Sabe o que Está Tomando, lançada segunda-feira. Na ocasião, ele lembrou que, além de o remédio falsificado ser produzido de forma a parecer bastante semelhante ao original, hoje a venda irregular desse tipo de produto já acontece até mesmo em farmácias regulares elegalizadas, inclusive algumas delas vinculadas ao programa Farmácia Popular, o que Raposo afirmou ser um fator agravante ao crime de falsificação de medicamentos.

Isso se dá pela forma como a nossa sociedade encara o estabelecimento farmacêutico disse Raposo. Isto se banalizou de tal modo que alguns chegam a praticar reiteradamente esse tipo de crime. Também identificamos que, muitas vezes, esses produtos chegam não pelo sacoleiro de algum país, mas por distribuidoras, que fazem a venda de produtos.

Por essa razão, afirma o dirigente da Anvisa, é preciso que o consumidor fique atento a detalhes que estão na própria embalagem dos remédios, como a raspadinha, o lacre de proteção, o número do lote, a data de validade, o número de registro no Ministério da Saúde e o telefone para contato com o fabricante.

Revisão

Ainda segundo Dirceu Raposo, a Anvisa já pediu ao Congresso Nacional que reveja as regras para a abertura e o funcionamento de farmácias em todo o país. Atualmente, um total de 80 mil estabelecimentos deste tipo estão abertos em território brasileiro.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, André Barcelos, a campanha contra os remédios falsificados chega em boa hora , já que entre 10% e 20% dos remédios vendidos em todo o mundo são contrabandeados. Ele lembrou que a legislação brasileira trata o crime como hediondo.

O volume de apreensões feitas com o apoio da Polícia Federal passou de 40 toneladas de medicamentos em 2008 para 316 toneladas no ano passado.

Estratégia inclui uso de cartazes, jingles e filme

A citação quem compra falso arrisca a vida e perde dinheiro faz parte do jingle de rádio produzido para a campanha Medicamento Verdadeiro, lançada segunda-feira pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O objetivo da campanha é orientar a população sobre os riscos do consumo de medicamentos falsificados.

Além do jingle, cartazes, filipetas, displays e um filme de 30 segundos para televisão ensinam ao consumidor como diferenciar um medicamento verdadeiro de um falso. Também faz parte da campanha uma cartilha específica voltada para policiais federais, civis e militares que atuam na repressão a esse crime.

Ao contrário de um CD ou tênis, no caso dos medicamentos, o dano pode ser a morte ressaltou diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello. .

O secretário-executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), André Bacelar, elogiou a iniciativa da Anvisa:

Ao se disponibilizar informações que contribuem para o consumo consciente, possibilita-se, também, o exercício da cidadania.

Já o coordenador do Observatório Brasileiro de Informações Sobre Drogas, Vladimir de Andrade Stempliuk, afirmou que depois dos inalantes e da maconha, os benzodiazepínicos e os estimulantes são as substâncias mais usadas pela população, muitas vezes por meios ilícitos, o que mostra que a preocupação com os medicamentos precisa ser constante .

Escolas e instituições que desejarem receber cópias dos materiais da campanha devem entrar em contato com a Anvisa.