Fabrício Escandiuzzi, Portal Terra
FLORIANÓPOLIS - A ressaca que trouxe ondas de até 4 metros de altura causaram destruição em Florianópolis nesta sexta-feira. A força da água derrubou muros e deixou três casas interditadas na região sul da cidade.
Na praia da Armação o mar avançou pela faixa de areia e levou todo o muro de contenção e o pátio de uma casa de dois andares. Residências vizinhas também foram atingidas. Uma equipe da Defesa Civil avaliou os estragos e interditou o local. Mesmo assim, dezenas de moradores se aglomeraram ao redor das casas atingidas para observar os estragos.
"Essas casas estão quase na areia. Sabíamos que um dia elas poderiam vir abaixo", disse a moradora Cleuza Damázio Ribeiro, 67 anos. "As ondas parecem estar cada dia mais fortes".
A ressaca atingiu toda a costa catarinense e causou problemas nesta sexta-feira inclusive nos portos das cidades de Itajaí e Navegantes, no norte do Estado. Devido às ondas fortes, que chagam a atingir picos de quatro metros de altura, embarcações não podem deixar ou se aproximar dos terminais portuários.
Segundo as informações do Centro de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) a ressaca é causada devido à formação de um ciclone extratropical no oceano. A ressaca, a condição de mar muito agitado e ventos com rajadas de até 50 km/h, deverá continuar pelo menos até o próximo domingo.