Tremores de terra assustam moradores de cidade de SC

Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - Vários tremores de terra consecutivos assustaram os moradores da cidade de Jaraguá do Sul, na região norte de Santa Catarina, durante a madrugada desta segunda-feira. O fenônemo causou rachaduras em várias casas e chegou a ocasionar centenas de ligações à Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do município.

Os tremores ocorreram na localidade denomidada Tifa Theilacker, próximo ao centro da cidade. Entre 0h30 e 4h desta segunda vários moradores sentiram o solo se mover e muitos deles correram para as ruas.

A Defesa Civil vistoriou todos os locais afetados e emitiu uma nota informando que o fenômeno não se caracterizou como um terremoto. De acordo com o órgão, os tremores ocorrem em virtude da acomodação do solo causadas pelo excesso de chuva e acúmulo de água no lençol freático.

Os técnicos da Defesa Civil e prefeitura de Jaraguá ainda analisaram as residências onde foram registradas rachaduras e os morros próximos, para detectar possíveis riscos de deslizamentos de terra. Não foi preciso interditar nenhuma casa e nem remover moradores.