Projeto de Manaus pode combater alagamentos em SP

Cláudia Andrade, Portal Terra

MANAUS - O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), disse neste sábado, durante o Fórum Internacional de Sustentabilidade, que um programa em seu Estado pode ajudar a resolver problemas em outros Estados.

O programa em questão promove a recuperação e urbanização de igarapés que cortam Manaus. Segundo o governador, "é uma experiência que pode, sim, ser usada em outros Estados brasileiros".

Uma cidade bem diferente de Manaus já se interessou pelo tema. Braga contou que o trabalho feito na recuperação da infraestrutura em canais de microdrenagem provocou uma consulta de São Paulo.

"Em São Paulo, no período de chuva, áreas alagadas perduraram por muito tempo depois que as chuvas pararam. Isso pode ter ocorrido por problemas de microdrenagem e a experiência do programa está ajudando a superar isso", disse.

De acordo com a assessoria do governo do Amazonas, a ideia de levar a expertise do programa manauara para São Paulo ainda está na fase de conversações. Bairros da zona leste da cidade, como o Jardim Pantanal, permaneceram alagados por dias no período de chuvas dos meses de dezembro e janeiro.

Em Manaus, após o trabalho de drenagem, são construídas casas na área para a população de baixa renda.