Tempo instável predomina em todo o país nesta sexta-feira

Portal Terra

SÃO PAULO - Uma frente fria permanece semi-estacionária ao largo da costa de Santa Catarina, mantendo áreas de instabilidade que se estendem de Santa Catarina a São Paulo, leste de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Uma zona de alta pressão ao sul avança para o oceano trazendo umidade para costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A alta pressão subtropical atua forte também sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, confirmando o predomínio de chuvas em todo o país nesta sexta-feira. Tempo fica aberto no sul do Piauí e do Tocantins e no oeste da Bahia.

Confira a previsão do Climatempo para a sua região nesta sexta-feira:

Norte

O céu apresenta muitas nuvens, acontecem aberturas de sol e chove a qualquer hora no leste do Amapá, no nordeste e no litoral do Pará, no sul de Roraima, na maior parte do Amazonas, no Acre e em Rondônia. O sol aparece na maior parte do dia no Tocantins e na região de Manaus. Nas demais áreas do Pará, do Amapá e de Roraima ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde devido ao aquecimento.

Nordeste

Céu apresenta muitas nuvens, acontecem aberturas de sol e chove a qualquer hora do dia no norte do Maranhão e do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no centro-leste de Pernambuco e no litoral da Bahia. O sol predomina e o ar mais seco deixa o tempo firme no centro-oeste da Bahia. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e chove de forma rápida.

Centro-Oeste

Áreas de instabilidade deixam o céu com muitas nuvens, acontecem aberturas de sol e chove a qualquer hora na maior parte do Mato Grosso, no norte, no nordeste e no leste de Mato Grosso do Sul e no centro-sul e no oeste de Goiás. No nordeste do Mato Grosso e nas demais áreas da Região, o sol brilha forte. Ao longo do dia a nebulosidade aumenta e acontecem pancadas de chuva a partir da tarde.

Sudeste

Uma frente fria no mar deixa o céu com muitas nuvens e provoca chuva no sul paulista. Na maior parte de São Paulo, acontecem aberturas de sol e chove no início do dia e a partir da tarde. No norte mineiro, sol e tempo firme. No nordeste paulista e nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece na maior parte do dia e acontecem pancadas de chuva a partir da tarde.

Sul

O ar mais seco deixa o tempo firme e com predomínio de sol nas áreas gaúchas que fazem fronteira com o Uruguai. No leste do Paraná e de Santa Catarina, muitas nuvens e chuva no decorrer do dia. Entre o norte do Paraná e a serra gaúcha, céu com muitas nuvens, aberturas de sol e chuva a qualquer hora. Nas demais áreas, o sol aparece com força e devido ao aquecimento nuvens mais carregadas se formam e provocam chuva a partir da tarde.