Cidade no interior do RN registra tremor de magnitude 2.1

Portal Terra

BARÃO DA SERRA BRANCA, RN - Um tremor de magnitude 2.1 foi registrado no distrito de Barão da Serra Branca, na cidade de Santana do Matos (RN), segundo informou nesta sexta-feira o departamento de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

"Uma equipe foi enviada para o local e vamos investigar as causas", disse o coordenador do laboratório, Aderson do Nascimento. De acordo com relatos de moradores do local, algumas pessoas sentiram portas, janelas e telhas balançando.

De acordo com Nascimento, esse tipo de evento é comum no nordeste brasileiro e pode ter sido causado por uma falha geológica. "Também foram relatados tremores sentidos na semana passada", disse o pesquisador ao afirmar que na região são comuns eventos de magnitude 4 ou 5. "Temos o caso do tremor de 5.2 registrado no Ceará em 1980", afirmou.

"No local poderá ser feito um estudo detalhado para averiguar o local exato e o que pode ter gerado o evento", disse. De acordo com Nascimento, não é possível prever novos tremores em virtude do histórico geológico da região que tem em torno de 50 bilhões de anos. "A história geológica que conhecemos sobre o Brasil tem apenas 100 anos, por esse motivo é difícil de prever esses eventos", disse.