Antes de votação, Câmara debate legalização dos bingos

Claudia Andrade, Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou nesta terça-feira que pretende buscar "manifestações oficiais" a respeito do projeto que libera bingos e caça-níqueis no país. Ele marcou para a manhã da próxima terça uma audiência pública para debater o tema.

"Vou reunir todos para um grande debate. Eu disse aos líderes partidários que levaria o projeto (para votação) ao plenário dependendo dessas manifestações. Quero manifestações oficiais a respeito desse assunto", disse Temer.

A reunião da comissão geral deverá reunir representantes dos Ministérios da Justiça e da Fazenda, técnicos da Receita Federal, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), além do presidente da Associação Brasileira de Bingos e outras associações de jogos.

A proposta não tem consenso na Câmara dos Deputados, o que pode dificultar a entrada do projeto na pauta de votações.

O texto aprovado em setembro do ano passado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa com placar folgado: 40 votos a favor e sete contra. No debate, foi destacado que a regulamentação da atividade recuperará os empregos perdidos com a proibição dos jogos de azar, em 2004.

Ficha Limpa

Em reunião com as lideranças partidárias, realizada na tarde desta terça, também ficou decidido que o projeto do Ficha Limpa deverá ser votado no dia 7 de abril. A proposta, de iniciativa popular, proíbe candidaturas de políticos condenados em qualquer instância, desde que a decisão tenha sido tomada por um colegiado da Justiça.

"Pedi aos líderes que reunissem suas bancadas até lá porque podem ser feitas alterações", disse Michel Temer.