SP terá faixa reversível para diminuir filas de ônibus

Portal Terra

SÃO PAULO - A São Paulo Transportes (SPTrans) informou nesta segunda-feira que vai implantar uma faixa reversível no período da manhã no corredor da estrada do M'Boi Mirim, nas proximidades do terminal Guarapiranga, na zona sul da cidade. O esquema deve entrar em operação na primeira quinzena de abril.

A faixa começa na estrada do M'Boi Mirim, na altura da rua José de Barros, e se estende até a rua Amaro Velho, com 1,5 km de extensão. O objetivo é diminuir as filas de ônibus nos pontos João de Abreu e Francisco Xavier, por onde passam diariamente 350 mil passageiros.

A faixa reversível funcionará no horário da manhã, das 6h às 8h, de segunda-feira a sexta-feira. Nesse período passam, em média, 300 ônibus por hora no local. Com a nova medida, esse volume se dividirá entre o corredor convencional (174 ônibus/hora) e a faixa reversível (176 ônibus/hora). A capacidade de embarque das paradas será duplicada porque os usuários poderão subir nos coletivos em ambos os lados. A SPTrans espera reduzir em, pelo menos, 30% a extensão das filas de ônibus no local.

Para viabilizar a faixa, serão instalados 14 semáforos novos, sendo dois para pedestres. Serão pintados 1.250 m² de sinalização horizontal e chumbadas 100 unidades de tachões. O limite de velocidade na nova faixa será de 40 km/h. Ela estará separada das demais por 200 balizadores de segurança que evitarão a invasão de carros e motos.