Lula compara novo portal do governo a 'Google nacional'

Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou nesta quarta-feira o Portal Brasil, nova ferramenta de divulgação de informações do governo, a um "Google nacional". A afirmação foi feita durante a apresentação do site, em Brasília.

O site servirá para unificar informações sobre órgãos do Estado, alem de oferecer serviços de utilidade aos cidadãos. A página será coordenada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).

- Eu não sei se a gente poderia dizer que nós estamos, na verdade, apresentando um Google nacional, totalmente brasileiro - disse o presidente durante o evento.

- Hoje, a gente marca um novo estágio na comunicação do Estado brasileiro com a sociedade e com os meios de comunicação - disse Lula. Segundo o presidente, o projeto tem o objetivo de democratizar a informação. - A informação é uma forma de exercício de poder. Quem tem mais informação, tem mais possibilidade de influir nas decisões de poder. A gente está criando um sistema para disponibilizar (essas informações) para 190 milhões de brasileiros, para a América Latina, para que todos aqueles que queiram acompanhar as coisas do Brasil não se façam de rogados - afirmou.

- A informação não será mais novidade. Tudo estará à disposição da opinião pública. O que nós estamos fazendo é levar a democracia a sua potência máxima, ao exercício extraordinário de disponibilizar muitas coisas que antes eram segredo -disse o presidente.