Hillary Clinton chega ao Congresso brasileiro

Portal Terra

BRASÍLIA - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou às 9h07 ao Congresso Nacional, em Brasília, onde foi recebida pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Em visita que antecede a viagem oficial do presidente Barack Obama ao Brasil, Hillary terá reuniões com representantes do governo brasileiro para discutir temas de interesse global, como o programa nuclear do Irã, alternativas para conter o aquecimento global e projetos de desenvolvimento para o Haiti e países africanos.

Às 15h, a secretária de Estado será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória da Presidência da República.

Às vésperas da chegada de Hillary ao país, o presidente Lula elevou o tom e rechaçou qualquer possibilidade de enquadramento do Brasil pelos Estados Unidos no que diz respeito a eventuais sanções contra o Irã. Em visita a São Salvador, o mandatário brasileiro havia negado um possível desgaste com a Casa Branca por conta de suas relações comerciais e de sua visita de Estado ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em maio.

Em um recado voltado ao provável pedido dos Estados Unidos para que o Brasil aprove sanções contra o país islâmico por uso de armas nucleares com propósitos suspeitos, Lula resumiu: "não vejo nenhum problema em eu visitar o Irã e não terei que prestar contas a ninguém, a não ser ao povo brasileiro".