ES: chuva causa estragos em casas e carros ficam subersos

Portal Terra

VITÓRIA - A forte chuva que atingiu a Grande Vitória (ES) durante praticamente toda a noite de segunda-feira deixou um rastro de destruição em vários municípios do Estado. No bairro Itapoã, em Vila Velha - a cidade mais atingida - nesta terça-feira, dois motoristas acabaram perdendo o controle dos carros e caíram dentro de um valão que transbordou. Os carros ficaram parcialmente submersos.

No município, várias casas estão completamente alagadas. Ruas e avenidas foram tomadas pelas águas, e o trânsito ficou complicado em vários pontos.

Alagamentos foram registrados em diversos bairros, dentre eles, Aribiri, Argolas, Santa Inês, Cobilândia, Vale Encantado e Dom João Batista. As principais avenidas do município de Vila Velha também foram inundadas. Para sair de casa um morador recorreu a um caiaque. Outros precisaram enfrentar as águas sujas para conseguir chegar ao trabalho.

No bairro Divino Espírito Santo, as ruas mais pareciam rios. O aposentado Adelson Machado, 65 anos, tentava sozinho desobstruir bueiros para ajudar no escoamento da água da chuva. Cerca de 70% dos bueiros do município estão entupidos.

"A cada ano tudo piora. A rua está toda inundada. A água também invadiu várias casas. Coloquei essa bota e peguei a enxada para ver se consigo resolver um pouco esse problema para que a situação não fique ainda pior", disse o aposentado.

A chuva foi um problema para quem precisou chegar ou sair do Hospital do município. A unidade ficou ilhada. A dona de casa Alzira Boeker, 64 anos, buscava ajuda para deixar o local. "Não sei como sair daqui. Está tudo inundado e eu preciso dar um jeito de chegar pelo menos até o Terminal para pegar um ônibus. Acho que não vai ter jeito. Vou ter mesmo que colocar o pé nessa água suja", disse a dona de casa.

A Defesa Civil de Vila Velha informou que não foram registrados deslizamentos de terra e não há moradores desabrigados ou desalojados. Segundo o secretário de Defesa Social, Ledir Porto, disse que os alagamentos na cidade foram agravados porque a chuva atingiu o município no momento em que a maré subia.

Segundo a Defesa Civil Estadual, além do município de Vila Velha, os bairros Bento Ferreira, em Vitória, e Itacibá, em Cariacica, foram afetados pela chuva e tiveram diversas vias alagadas. Os municípios de São Mateus e Nova Venécia foram os mais atingidos no interior do Espírito Santo. Nestes locais também não foram registrados desabrigados ou desalojados.