Eleições 2010: Fizeram terrorismo contra mim, diz Lula

Jornal do Brasil

SÃO PAULO - O evento terça-feira de inauguração de uma nova unidade da Fiat, em Sorocaba, no interior paulista, virou palanque para a disputa entre PT e PSDB, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata Dilma Rousseff (PT), de um lado, e do governador de São Paulo e futuro candidato do PSDB, José Serra, de outro.

No discurso, o presidente Lula criticou o PSDB, indiretamente, em vários momentos, e chegou a dizer que fizeram muito terrorismo contra mim , referindo-se aos ataques dos tucanos quando era candidato ao Planalto. Lula também disse que, no poder, a arte da boa governança é fazer o óbvio , complementando que política é a única coisa que não se aprende na faculdade.

Logo depois, no seu melhor estilo de comparar futebol com política, o presidente complementou, ao falar do atual cenário sócio-econômico do Brasil:

Sou um otimista incorrigível. Sou tão otimista que sou corintiano. Estou convencido que estamos vivendo momento ímpar na História do país. Temos a chance de nos tornarmos uma grande nação depois de décadas perdidas.

Ao lado de José Serra, Lula usou o recente confronto entre Corinthians e Santos para criticar, indiretamente, a gestão tucana no governo federal.

O governo estava naquela época como o Corinthians está hoje: pesado disse Lula.

Lula lembrou que, dois meses após a sua posse, tomou a decisão de ampliar o volume de crédito, que na época era de R$ 381 bilhões.

Isso era para ter sido feito há muito tempo.

Comparações

Ao passo que alfinetou o PSDB, o presidente Lula também falou das eleições. Pregou que haja debate programático e que não pode haver mais o terrorismo de outras campanhas, referindo-se aos altos e baixos das Bolsas de Valores norteadas por boatos ou declarações de candidatos.

Não existe a possibilidade de quem quer que seja estragar o que está acontecendo neste país afirmou o presidente. Não acreditem e não aceitem aquela ideia imbecil que se falava neste Brasil, que se ganhar fulano, vai estragar tudo. Não existe essa hipótese. Fizeram muito terrorismo contra mim durante as eleições que disputei

Lula também destacou a decisão de criar o programa Minha Casa Minha Vida. E justamente ao avaliar as condições de operação da Caixa Econômica Federal no financiamento de moradia é que avaliou que o banco estava atrofiado, com pouca participação no segmento, e usou a metáfora do futebol.

Era preciso fazer com que o Brasil se redescobrisse.

Rivais

Serra e Dilma se encontraram pela primeira vez após a divulgação da pesquisa Datafolha, que mostra a redução da vantagem do tucano na corrida pré-eleitoral. A diferença de Dilma para Serra, ainda líder, caiu para quatro pontos. (Com agências)