Chuva castiga Rio e SP nesta segunda-feira

Portal Terra

RIO - A segunda-feira amanheceu chuvosa em grande parte dos estados de São Paulo e do Rio. As regiões de Ribeirão Preto, São José dos Campos, Campinas e o Vale do Paraíba registravam temperaturas amenas e chuva de baixa intensidade às 6h. A capital paulista era coberta por uma névoa úmida, às 7h05. Segundo a Climatempo, a cidade terá tempo chuvoso durante todo o dia, com máxima de 23°C.

A passagem de uma nova frente fria deixa o tempo fechado com chuva a qualquer hora na maior parte de São Paulo, no centro-sul e no leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No noroeste de Minas e no oeste de São Paulo, o sol aparece na maior parte do dia e são esperadas pancadas de chuva no final da tarde. Nas outras áreas do Sudeste, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Nesta segunda-feira, o tempo fica fechado no Vale do Itajaí (SC) e no leste do Paraná. No sul e no sudeste de Santa Catarina, o sol aparece na maior parte do dia e ocorrem pancadas de chuva no final da tarde. Nas demais regiões, uma massa de ar seco predomina. Por isso, poucas nuvens se formam e não chove na área.

Uma nova frente fria intensifica as áreas de instabilidade e deixa o tempo fechado no Mato Grosso, no sul de Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul. Não chove no sul de Mato Grosso do Sul. Nas outras áreas da região, chove ao longo do dia, intercalando com períodos de melhoria e aberturas de sol.

O ar mais seco deixa o tempo estável e com predomínio de sol no litoral entre o Pernambuco e o Ceará. Nas regiões centro-sul do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia, áreas de instabilidade espalham muitas nuvens, que provocam chuva ao longo do dia, com períodos de melhoria e aberturas de sol. Nas demais regiões, o sol aparece e algumas nuvens se formam ao longo do dia, provocando pancadas rápidas e isoladas de chuva.

O tempo segue instável com chuva ao longo do dia em Rondônia e no leste do Acre. No oeste acreano, nas regiões sul do Amazonas e do Pará e no Tocantins, o sol aparece entre muita nebulosidade e chove a qualquer hora. Nas outras áreas, o sol aparece na maior parte do dia e, no decorrer da tarde, a nebulosidade aumenta e ocorrem pancadas de chuva.